SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Biblioteca pública de Bertolínia recebe doação de acervo de livros

Educação - 29 de Junho de 2018 - 13:43:19

A biblioteca leva o nome da Professora Maria Ramos de Sousa Brito “In memoriam”

...

A Biblioteca Municipal de Bertolínia, que é sediada no prédio da Secretaria Municipal de Educação, recebeu na manhã desta terça-feira, 26, a doação de um acervo de livros, doados pela professora aposentada Maria de Jesus Saraiva, que na oportunidade estava representada pelo seu irmão Ruberval Saraiva.

O secretário de Educação Sávio Alexandre, recebeu a doação pessoalmente, juntamente com a bibliotecária Jocélia Maria de Sousa, professora Irisdalva Araújo (Filha de Maria de Ramos), e Valmir Sousa. Sávio destacou e agradeceu o ato da senhora Maria de Jesus Saraiva, afirmando ser de grande importância e relevância para enriquecer ainda mais a biblioteca municipal, que recebeu o nome de Professora Maria Ramos.

O secretário Sávio informou, que é desejo seu, ainda nesta gestão garantir um prédio próprio para abrigar a biblioteca municipal.

Ele lembrou que a biblioteca recebeu esse o nome de Maria Ramos, em homenagem a ela, que foi educadora do município por 30 anos.

Histórico da Professora Maria Ramos “Nome da Biblioteca”

Maria Ramos de Sousa Brito é natural de Bertolínia, mulher guerreira, logo cedo mudou-se para o interior no intuito de levar conhecimento ás crianças da região. Atuou como professora na rede municipal de ensino de Bertolínia durante 30 anos, casou-se com Gerson Araújo e teve onze filhos (dos quais criaram dez).

Em tempos difíceis acumulava a função de professora, merendeira e dona de casa ao mesmo tempo, alfabetizou dezenas de crianças, inclusive todos os dez filhos.

Foi um exemplo de educadora, esposa, dona de casa e principalmente de mãe, morreu cedo, infelizmente aos 66 anos, mas deixou grande contribuição ao município. Suas filhas são exemplos, seguiram os passos da mãe, Olivia, Grécia, Joaquina, Irisdalva e Ceris são professoras que aturam e atuam nas redes estaduais e municipais de educação seguindo o grande exemplo da mãe no amor, carinho e dedicação à profissão e principalmente no amor ao alunado.